Como controlar a dermatite atópica

Kamila

Como controlar a dermatite atópica

Mensagem por Kamila »

Olá. Tenho 33 anos de idade e há cerca de 2 anos (desde o nascimento do meu primeiro filho) venho sofrendo com terríveis episódios de dermatite atópica. O local onde sou mais acometida é nas mãos, em especial a mão direita. Em algumas crises, cheguei a ficar com a mão cheia de feridas e pontos em carne viva. Fui a alergista, dermatologistas, homeopata e fiz tudo que mandaram, mas as melhoras são apenas provisórias. Passei a usar corticóides tópicos e também de uso oral, e injetável quando havia muitas feridas e demorava a cicatrizar. Fiquei muito inchada. Passou a surgir também dermatite na face, próxima ao olho esquerdo e dermatite no couro cabeludo. Não consegui me curar, mas estou conseguindo controlar a dermatite, e vou relatar a seguir o que deu certo pra mim. A do couro cabeludo consegui curar com um shampoo da La Roche Posay chamado Kerium DS (em 3 semanas de uso sumiu tudo) e há mais de 1 ano que não voltou. Na da face, aplico sempre que surge, um hidratante chamado Cetaphil Restora Derm (caríssimo, mas uso nas mãos também e tem um efeito muito bom). Decidida a parar de usar corticóides, passei a usar luvas para tudo, inclusive para tomar banho - uso aquelas de plástico que se usa em padaria - e passei a lavar as mãos somente quando necessário, e somente com o sabonete líquido Cetaphil Restora Derm - carrego num vidrinho pra todo lugar (que também é caro, mas é o único que até agora não me fez querer tirar as mãos fora de tanta coceira). O resultado foi muito bom, desinchei cerca de 4 kg sem fazer dieta - acho que foi só de suspender o corticóide. Porém, minhas mãos, sem qualquer motivo começaram a piorar e ferir novamente, e aí descobri que estava grávida novamente. Fui a um dermatologista que receitou um corticóide de uso tópico de baixa potência, por causa das feridas. Como estou grávida no 1o trimeste ainda, fiquei com medo de usar. Mas o médico passou também um hidratante chamado Fisiogel A.I., sem contra-indicação para gravidez que eu achei que foi maravilhoso, ando com ele pra todo lado, e praticamente eliminou a coceira e o prurido das minhas mãos. Desesperada, por causa das feridas, lembrei de um óleo que uma amiga me disse que o pai usou quando estava acamado e com feridas pelo corpo chamado Dersani (também sem contra-indicação para gestantes). Estou passando só à noite, para dormir (pois é oleoso e não consigo usar nas mãos durante o dia), e pasmem, todas as minhas feridas cicatrizaram em 3 dias. Então, acho que vai dar certo se eu continuar usando luvas, evitando lavar as mãos o tempo todo, usando o fisiogel e o cetaphil para hidratar e de noite passando o dersani. Já está controlando,se der certo conto pra vocês. Abraços!
Sandra Zoppi

Re: Como controlar a dermatite atópica

Mensagem por Sandra Zoppi »

Olá meu nome é Sandra e tenho uma filha que está com quase 16 anos e desde criança que ela tem dermatite atópica, já levei em dermatologista e alergistas mas nada adiante, de uns meses para cá ela só piorava, foi quando resolvi levar mesmo em um clinico geral e ele me mandou suspender todos os produtos industrializados, fiz isso já tem quase um més e depois disso nunca mais ela teve crises, as feridas já estão cicatrizadas e sem contar que já emagreceu alguns quilos, pois estava acima do peso.
É dificil, somos em quatro na casa eu, meu esposo e os dois filhos, digo que não é facil desistir dos produtos industrializados, mas se é para uma vida melhor vale apena.
Tento criar receitas, hoje mesmo estou tentando fazer um vatapá com arroz para substituir o trigo, nada de creme de leite, e se for usar use o natural o leite de coco também extraido na hora do proprio coco. Os alimentos industrializados contem muito conservante, fermento, corantes artificiais e glutem que são um prato cheio para o desenvolvimento da dermatite. Espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Dermatite Atópica”